11/02/2022
Recebemos hoje a notícia que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (CEPE) aprovou o parecer da comissão instituída pela PRPG para atribuição do título de Doutor em Educação por Notório Saber ao Seu Valdemar Xakriabá, proposto pela Faculdade de Educação. A titulação de Seu Valdemar vem se somar àquela recebida por Sueli Maxakali em setembro/2021 – Doutora em Estudos Literários; e àquela recebida por Isael Maxakali em dezembro/2021 – Doutor em Comunicação Social.
A titulação de Doutor por Notório Saber foi instituída pelo Conselho Universitário na UFMG pela Resolução Complementar n. 01/2020, de 28 de maio de 2020. Sua aprovação resultou de um longo percurso de discussão e elaboração nas demais instâncias, cuja origem está nas atividades de formação e pesquisa que têm sido desenvolvidas por mestres e mestras dos saberes tradicionais na UFMG, e na FAE em particular pelos mestres e mestras indígenas desde os anos 1990.
A participação das lideranças indígenas no Conselho Consultivo do FIEI, desde a sua criação em 2006, aliada ao desenvolvimentos de pesquisas pelos e pelas estudantes indígenas no curso, levaram à progressiva constituição de um acervo de monografias que revela a centralidade e a importância desses mestres e mestras na formação dos professores e professoras indígenas.
Além disso, as pesquisas desenvolvidas em uma diversidade de programas de pós-graduação na UFMG nesse período contaram com os mestres e mestras indígenas como fundamentais interlocutores, capazes de receber os estudantes em suas comunidades e atuar de forma decisiva na orientação de suas pesquisas. Essas trajetórias de constante colaboração e parceria na co-produção de atividades de ensino, pesquisa e extensão levaram à proposição dos títulos que finalmente começam a chegar à sua efetiva aprovação no CEPE.
Festejamos com Seu Valdemar Xakriabá, Isael e Sueli Maxakali o justo e devido reconhecimento pelas valiosas contribuições que têm trazido para a comunidade acadêmica da UFMG, e da FAE em especial!
Essas titulações abrem caminho para outras que virão, para o reconhecimento de outros mestres e mestras que vêm nos acompanhando em muitas atividades e revelam a abertura da UFMG e da FAE na direção de da instituição de territórios do saber cada vez mais plurais nas universidades.
Ana Maria R. Gomes
Professora Titular