25/05/2011
A Associação Lésbica de Minas, fundada em 1997 com a missão de: Defender os direitos de lésbicas e mulheres bissexuais, os direitos reprodutivos e sexuais das mulheres .LUTAR Contra o patriarcado que oprime, explora e mata as mulheres no Brasil e no mundo. A ALEM atua em três frentes prioritárias: Educação, Saúde e Combate a Violência contra as Mulheres.
Em 1998 idealizamos e organizamos a I Parada do Orgulho LGBT em Minas. Durante sete anos a ALEM esteve a frente da organização da Parada do Orgulho LGBT.
Em janeiro de 2005, em reunião de planejamento da entidade definimos que entregaríamos a organização da Parada ao Grupo CELLOS /MG, para organizarmos a I Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de Minas Gerais.
O tempo tem demonstrado que nossa politica foi acertada, em 2005 na primeira Caminhada tivemos um publico de 300 pessoas e em 2010 o publico presente segundo o “Jornal o Tempo” de 25 de julho de 2010 foi de 5.000 pessoas.
A caminhada durante estes seis anos sempre acontecia um dia antes da Parada do Orgulho LGBT, este ano iremos realizar a VII Caminhada de Lésbicas e Bissexuais no dia 27 de agosto.
Por que mudamos a data? O dia 29 de agosto é dia nacional da visibilidade lésbica, com o objetivo de fortalecer a campanha da visibilidade, vamos focar em uma semana de atividades, que culminara com a VII Caminhada.
Reafirmamos o nosso compromisso na divulgação e participação na Parada do Orgulho LGBT , realizaremos o IX Seminário Saúde e Visibilidade como parte das atividades da Parada. Seguimos com a nossa grande parceria com o CELLOS/MG.
A ALEM mais uma vez ousa, mudando o dia da Caminhada, assim como ousamos sair às ruas em 1998, organizando a I Parada do estado de Minas Gerais.
Militantes da Associação Lésbica de Minas